Consultoria e Treinamento

LEVANTAMENTO DE REGRAS DE NEGÓCIO E REQUISITOS FUNCIONAIS E NÃO-FUNCIONAIS

  • Análise e mapeamento dos processos, visando descrever as Regras de Negócio e Requisitos Funcionais e Não-Funcionais, para evidenciar a aderência na aquisição de software ERP ou específico.
  • Assessoria durante o período de escolha do software, com possibilidade de acompanhamento pós aquisição para garantia de aderência dos processos.

TREINAMENTOS E CONSULTORIAS

CANVAS – Criando ou Repensando o Modelo de Negócio

  • Sobre o Business Model Canvas
  • É a ferramenta de planejamento de negócios mais utilizada atualmente quando o assunto é inovação.
  • O Canvas permite definir um modelo para o negócio a partir da proposta de valor para o cliente, ou seja, qual a entrega de valor percebido. Em desdobramento à proposta de valor definem-se os canais de relacionamento, o segmento de atuação, as fontes de receitas e todos os demais atributos e recursos necessários para realizar a entrega de valor.
  • Esta ferramenta pode ser utilizada para planejar um novo produto ou serviço, uma nova empresa ou um novo negócio.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

  • Sobre o Planejamento Estratégico
  • Consultoria que tem como objetivo capacitar empresas numa metodologia que tem o Planejamento Estratégico como ferramenta de apoio aos processos decisórios da organização.
  • A necessidade de sobreviver e perpetuar um modelo de negócio em um ambiente globalizado obriga os gestores das empresas a enfrentarem significativos desafios, tanto na forma de inserção e interação em sociedades diversas, como no sistema de gestão adotado.
  • Principais etapas:
    • Análise externa (oportunidades e ameaças);
    • Definição de objetivos e metas;
    • Formulação de estratégias alternativas;
    • Estabelecimento de critérios;
    • Seleção de estratégias;
    • Análise interna (pontos fortes e pontos fracos);
    • Implantação das estratégias;
    • Execução do Plano Estratégico;
    • Avaliação e Controle.

WORKSHOP DESIGN THINKING: como solucionar problemas e desenvolver produtos e serviços

  • Sobre o Design Thinking
  • É uma abordagem para resolução de problemas e desenvolvimento de soluções, produtos e serviços que utiliza três pilares: Empatia, Colaboração e Experimentação.
  • É a criação de soluções por entendimento na plenitude, entre usuário (empatia) e o mercado. Se apoia no trabalho e experiência de quem conhece o negócio – a equipe (colaboração) e desenvolvendo propostas piloto de aplicação (experimentação).
  • Esta abordagem é utilizada atualmente por player do mercado em inovação de produtos e serviços e está sendo disseminada no mundo toda para a melhoria do desempenho das organizações.

ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS – MODELO A3

  • Sobre o Modelo A3
  • É uma metodologia para análise e solução de problemas de forma objetiva e simplificada. A ferramenta foi criada pela Toyota e disseminada em várias organizações do mundo.
  • Sua utilização busca o envolvimento das pessoas ligadas ao processo para desenvolver soluções para os problemas, identificar e eliminar suas causas.
  • A abordagem tem foco na melhoria contínua e mudança da cultura empresarial.

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

  • Sobre o Treinamento
  • Abordagem conceitual e prática do planejamento e controle da produção e a relação desta atividade com as demais áreas da empresa. Entendimento do desdobramento do planejamento estratégico empresarial para o plano de produção. Ferramentas utilizadas no controle e a evolução do PCP para os próximos anos.
  • Entendimento do impacto das novas tecnologias da Indústria 4.0 nas atividades do PCP e como a empresa pode se preparar para o futuro.

LEAN MANUFACTURING: Filosofia e Técnicas

  • Sobre o Treinamento
  • O treinamento aborda com profundidade o entendimento da filosofia Lean, por meio de conceitos, apresentação de cases e aplicação prática de ferramentas em exercícios simulados.
  • O participante tem o entendimento do propósito de cada uma das ferramentas e a estrutura da filosofia para suportar a aplicação das melhorias. Exemplos práticos são discutidos com o grupo para facilitar o entendimento e a aplicação na empresa dos conceitos apresentados no treinamento

Outros treinamentos de formação e capacitação em diversos níveis

Diversos treinamentos de formação e capacitação “in company” são oferecidos. Todos com a experiência de profissionais que vivem a teoria transformada em prática no seu dia-a-dia.

Segue uma relação de treinamentos e capacitações oferecidas (lembrando que outras necessidades também podem ser desenvolvidas):

  • Administração da Produção;
  • Auditor interno da Qualidade;
  • Custos;
  • Desenvolvimento de Líderes;
  • Ferramentas da Qualidade;
  • Gestão de Processos;
  • Gestão de Projetos;
  • Leitura e interpretação da ISO 9000;
  • Lean Office;
  • Logística;
  • Mapeamento de Processos;
  • MASP ou PDCA;
  • MEG – Modelo de Excelência da Gestão da FNQ;
  • Programa 5´S.